O marketing de influência é uma estratégia eficaz para melhorar a percepção e a relação da marca com o público, utilizando criadores de conteúdo como porta-vozes.
Os criadores de conteúdo, também conhecidos como creators, possuem uma influência significativa sobre sua audiência, e sua aprovação desempenha um papel importante nas decisões de compra. Essa estratégia estabelece uma conexão entre a marca e as comunidades.
5 PASSOS PARA CRIAR UMA ESTRATÉGIA COM INFLUENCIADORES
Aqui, separamos as etapas essenciais para criar sua campanha com influenciadores digitais com assertividade. Vamos lá!
1. Trace os objetivos da campanha
Entender o foco da campanha vai direcionar a etapa de contratação de influenciadores. Identifique a prioridade do momento:
✦ Aumentar a visibilidade da marca?
✦ Gerar vendas para um novo produto?
✦ Estreitar o relacionamento de clientes com a marca?
Essa etapa é de extrema importância para o sucesso da campanha. Por isso, identifique seu objetivo, pois ele vai guiar a produção e cocriação do briefing.
2. Defina seu público-alvo
Não se limite a alcançar um grande volume de pessoas e esperar que parte dele se interesse pelo seu produto ou serviço. Identifique os públicos relevantes para sua campanha, evitando desperdício de investimento.
Considere formar um squad de influenciadores que sejam adequados aos diferentes perfis de público. Ao ter um time de creators fixo, sua mensagem pode ser transmitida de acordo com o perfil criativo de cada influenciador, além dos benefícios de conectar a imagem da marca a um creator que possui ideais semelhantes.
3. Escolha o influenciador ideal
As comunidades se identificam com influenciadores pela transparência em compartilhar opiniões e aquilo que acreditam. E como fazer isso?
Leve em consideração critérios como identificação do público, engajamento da audiência e alinhamento dos valores do influenciador com os da marca.
Realize um disaster-check minucioso para conhecer o histórico do influenciador nas redes sociais e analise se não há conteúdos inadequados que vão contra os valores da sua marca. Esta etapa é de extrema importância, afinal, a imagem do influenciador ficará atrelada à marca.
Para entender como fazer um disaster-check, siga as etapas detalhadas no nosso e-book gratuito.
4. Analise os resultados
Uma das principais vantagens do contexto das estratégias digitais é a possibilidade de mensurar resultados. Acompanhe o ROI, a taxa de conversão e outras métricas durante para verificar a efetividade da campanha, alinhando-as com o objetivo inicial.
É fundamental lembrar que, embora tenhamos acesso a uma ampla gama de dados, é crucial definir quais são relevantes de acordo com o objetivo inicial da campanha. Por exemplo, se o objetivo é aumentar a visibilidade da marca, é possível analisar o alcance e o número de seguidores que o perfil alcançou durante a ação.
5. Fique de olho nas tendências
Esteja atento não apenas às novidades das redes sociais, mas também as trends que estão viralizando e aos creators em destaque. Ao acompanhar de perto essas tendências, você terá a oportunidade de adaptar a linguagem da sua campanha de forma ágil e estratégica, além de obter insights valiosos sobre o que está funcionando e cativando a audiência. Essa abordagem atualizada e alinhada com as tendências vai ajudar a maximizar o impacto da sua campanha de marketing de influência.
O mercado de influência está em constante crescimento, oferecendo oportunidades para marcas que buscam uma comunicação mais autêntica. E aí, está preparado para criar sua estratégia de marketing de influência?
Aproveite para acessar gratuitamente nosso e-book sobre como criar campanhas com influenciadores digitais. Temos certeza de que será útil para você.
Até a próxima!
Laís Silva
Publicitária, comunicóloga, apaixonada pelo universo do publicidade e faz parte do time de marketing da Holofotte.